fbpx

Rua Dr. Francisco Beltrão, 129
B. Santa Terezinha | Pato Branco – PR

Segunda-Feira a Sexta-Feira
Das 8h00 às 18h00

(046) 99973-4517

A osteopenia é o quadro de saúde que antecede a temível osteoporose. É um processo de descalcificação dos ossos, os quais ficam mais frágeis e suscetíveis à fraturas. O diagnóstico se dá através do exame de chamado “Densitrometria Óssea”.

Quais são os sintomas dessa doença? Quando a pessoa deve procurar ajuda?

Este quadro não costuma apresentar sintomas. As causas estão muito atreladas ao envelhecimento por questões de baixa hormonal e também pela saúde gastrointestinal. Na ortomolecular entendemos que a partir dos 30 anos nosso corpo começa à entrar em declínio, isso envolve a qualidade digestiva e consequentemente a qualidade de absorção de nutrientes. Na prática clínica é muito comum sintomas de desconforto gástrico, uso descriminados de ‘prazóis’ e antiácidos, colecistectomia (retirada da vesícula biliar), intestino preso, intestino irritável, alergias alimentares, flatulência, e muitos outros que interferem no aproveitamento do alimento ingerido. Estas situações são as causas principais de deficiência de cálcio e outros nutrientes importantes para prevenção da osteopenia e até mesmo para revertermos este quadro. Sim, REVERTEMOS! Foi o caso de uma paciente que estava há 10 anos fazendo uso de suplemento com cálcio e seu exame de densitometria sempre acusando o mesmo diagnóstico: OSTEOPENIA. A partir do momento que tratamos as causas e suplementamos corretamente, a paciente conseguiu reverter seu diagnóstico. Por isso reforço, se mantermos uma boa saúde digestiva e suplementação guiada corretamente, não há doença que se instale no nosso corpo.

A doença atinge mais homens ou mulheres; ou o gênero é indiferente?

Infelizmente nós mulheres somos mais acometidas por esta doença do que homens. Na mulher há queda abrupta dos níveis hormonais (menopausa). Os homens adquirem maior massa óssea na puberdade, também pela quantidade de testosterona mais elevada que as mulheres, o que favorece uma perda óssea mais gradual e tardia.

Dados da OMS apontam que número de casos de osteoporose e osteopenia deve triplicar até 2050, como é possível prevenir essa doença?

A saúde gastrointestinal e uma suplementação personalizada são primordiais para reversão desta doença. Isso envolve uma boa alimentação, livre de alimentos inflamatórios e utraprocessados, além disso, a prática de atividades físicas, exposição ao sol regularmente, saúde mental e espiritual são forte aliados.

No geral, como a medicina ortomolecular pode ajudar a combater doenças? E como ela atua no caso da osteopenia?

Independente da doenças instalada a Ortomolecular atua nas causas das doenças de forma curativa e preventiva, ou seja, se você possui alguma doença conseguimos associar ao tratamento medicamentoso e melhorarmos seu quadro a ponto de abandonar o uso de medicamentos e caso você não tenha nenhuma doença diagnosticada, podemos trabalhar preventivamente tratando sintomas e desequilíbrios que podem levar à uma doença.

Especialidades

Especialidades

Depoimentos

046 99973-4517

Horário de Funcionamento
Seg a Sex: 08h - 18h

× Fale Conosco